O Eiji Sawamura Award é o prêmio máximo dado a um arremessador da NPB. Eiji Sawamura, lendário arremessador japonês, dá o nome para a honraria, dada anualmente, para o melhor jogador no montinho. Nesse ano Tomoyuki Sugano, 28 anos, do Yomiuri Giants foi o vencedor.

Veja também: O melhor da temporada NPB 2017: surpresas, favoritos e protagonistas

Um comitê de ex-arremessadores é responsável pela escolha do premiado, baseando-se em sete critérios “obrigatórios” de avaliação. Para estar apto a escolha, o jogador tem quem preencher o mínimo de 25 jogos iniciados, 10 jogos completos, 15 vitórias, 60% de vitórias, 200 entradas, ERA inferior a 2.50 e pelo menos 150 strikeouts. O arremessador que completar mais critérios é o maior favorito.

Sem nenhum arremessador preenchendo todos os critérios, Sugano e Yusei Kikuchi do Saitama Seibu Lions surgiram como favoritos ao prêmio, devido a excelente temporada de ambos. Sugano e seu ERA de 1.59 e Kikuchi com ERA de 1.97 não cumpriam dois dos critérios estabelecidos: 10 jogos completos e 200 entradas arremessadas.

Os membros do comitê chegaram a cogitar a divisão do prêmio, mesmo com Sugano levando vantagem em seus números, mas por Kikuchi arremessar em uma liga com rebatedor designado, fez com que pelo menos um dos membros votasse em ambos.

Mas no final prevaleceu a ideia de premiar o melhor e com melhores números em vitórias e ERA, Sugano acabou sendo o escolhido. “Eu não consegui chegar a 200 entradas e 10 jogos completos”, disse Sugano. “Quero trabalhar duro para alcançar meu objetivo de preencher todos os critérios”.

Veja alguns dos melhores momentos de Sugano nessa temporada:


Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @casadobeisebol e curta-nos no Facebook.