Atualmente há apenas dois jogos in play de beisebol que são lançados todos os anos: MLB The Show e RBI Baseball. O segundo citado, produzido pelo departamento de mídia da MLB, teve a sua quarta versão lançada no dia 28 de março. Vamos para a análise do jogo.

Veja também: Review OOTP 18 — Vale a pena comprar?

Mais do mesmo

Joguei todas as edições do RBI, desde o 14, e não há muita diferença entre o primeiro em relação ao último. Mais uma vez os gráficos são fraquíssimos se comparado ao The Show e aos jogos atuais, além de ter uma fraca animação e uma mecânica de jogo que deixa a desejar.

Parece que o RBI é produzido para o PlayStation 1, e chega a ser irônico esse game ter a capacidade de um PlayStation 4 e Xbox One, por exemplo. O que mais espanta é justamente a falta de melhorias de um ano para o outro, e o jogo segue recebendo notas baixíssimas da crítica.

Em praticamente todos os sites de análise, o RBI Baseball fica com notas baixíssimas — geralmente não passa de 4 em uma escala de 1 a 10.

Alguns erros toscos

O maior problema do jogo não são nem os gráficos, mas sim a falta de diferenciação dos jogadores. Joguei algumas entradas com Mike Leake, e quando troquei por Trevor Rosenthal, que tem um braço muito forte e bola rápida mais potente, a velocidade dos lançamentos eram praticamente as mesmas. Além disso, não há muita diferenciação dos lançamentos, pois o arsenal de todos os arremessadores são diferenciados entre hard, slow e curving — nada de cutter, changeup ou coisas do tipo.

Outro ponto crucial é na animação. Algumas vezes o jogador pega a bola no ar em uma defesa no campo externo sem propriamente encostar na bola. Quando há uma eliminação por strike, a bola parece sumir quando chega no home plate. Além disso, há pouquíssimos momentos de diversão, e os estádios são sem graça.

Mais erros

Além dos amistosos, os outros modos do jogo não são nada empolgantes. É praticamente impossível cumprir uma temporada inteira de 162 jogos tendo em conta tantos erros dentro de um jogo.

A premissa de um jogo nostálgico e divertido mais uma vez falhou drasticamente. RBI Baseball não traz animação e muito menos realidade. É um game que precisa passar por uma grande reformulação até se tornar decente. Também não há narração, e vozes durante o jogo — apenas do juiz.

Plataformas

  • PlayStation 4
  • Xbox One
  • Android
  • iOS

Vale a pena?

Nem de graça, é um jogo de celular no console. RBI Baseball é uma perda de tempo, um jogo muito fraco e que você vai passar raiva jogando. É um jogo com ideia de ser simples, mas poderia ser muito melhor. Para piorar, o preço está salgado, com cerca de R$ 70 na PlayStore.

Review RBI Baseball 17: Vale a pena comprar?
É um jogo que, mais uma vez, é sem vida e fraquíssimo. Difícil achar algum ponto positivo, nem por nostalgia ou simplicidade. Não dá para recomendar.
Gráficos2.6
Jogabilidade2.9
Realidade2.2
Animação1.8
Modo temporada0.8
Sons2.2
2.1Overall Score

About The Author

Editor-chefe da Casa do Beisebol, entre 2015-2017 ocupei a mesma função no Segunda Base, além de ter trabalhado como administrador e fundador do Spinball Net entre 2011 a 2016. Ainda com passagem pelo ExtraTime. Respiro beisebol 24 horas por dia, também sou tipster e apostador profissional no Quero Apostar.

Related Posts