No último domingo (22), a LDB (Liga de Desenvolvimento de Beisebol) chegou a sua fase semifinal, com seis jogos, válidos pelas três divisões (AAA, AA e A), disputados no Anhanguera Nikkei Clube, em Santana do Parnaíba-SP. Três jogos, um de cada divisão, foram disputados simultaneamente logo no início da manhã do domingo.

Pela Série A, as disputas começaram com o jogo entre Pirates e Tomateros, respectivamente quarto e primeiro colocados na fase de classificação. O Tomateros garantiu a primeira vaga para a final, com uma vitória em quatro entradas.

O início arrasador do Tomateros, com nove corridas na primeira entrada, aparentou uma facilidade que não se sustentaria no restante do jogo. Anotando corridas em todas entradas seguintes, o Pirates conseguiu encostar no placar, mas não conseguiu alcançar o adversário.

Destaque do jogo ficou por conta de Nelson Mishiba do Tomateros. O apanhador do time de Suzano contribuiu no bastão com duas rebatidas em três oportunidades, impulsionando duas corridas e anotando outras três.

A segunda vaga da Série A saiu do confronto entre Mavericks e Furious, segundo e terceiro colocados da primeira fase. Em um jogo equilibrado, o Mavericks venceu em 4 ½ entradas.

Após passarem em branco pela primeira entrada, os times inauguram o marcador na baixa da segunda, com o Mavericks largando na frente com seis corridas. Com cinco corridas na quarta entrada, a vantagem de sete corridas dava tranquilidade ao time. O Furious tentou a reação na parte alta da quinta, chegando a ameaçar com cinco corridas na entrada, mas parou por aí.

Clayton Fukumathi do Mavericks foi o destaque do jogo. O jogador foi o melhor do time no bastão (3-3), com três corridas impulsionadas e duas anotadas.

Na Série AA, o primeiro confronto do dia reuniu Highlanders e Underdogs, respectivamente quarto e primeiro colocados na fase de classificação. Com o ataque inspirado, o Highlanders venceu a partida em quatro entradas e se qualificou a final.

A primeira entrada foi crucial para o jogo. Após ceder duas corridas na parte baixa, o Highlanders reagiu com 12 corridas na parte alta. Posteriormente ainda cederia mais duas corridas para o Underdogs, mas na contra partida, o time anotou mais sete corridas nas três entradas seguintes.

O grande destaque do jogo foi Enzo Harada do Highlanders. O apanhador do time, dono do único home run do jogo, foi 3 de 3 no bastão, com quatro corridas anotas e outras quatro impulsionadas.

Na partida seguinte o Sorocaba, segundo, enfrentou o Nguelche, terceiro na fase inicial. Mostrando o bom ritmo, visto do meio para o fim da primeira fase, o Nguelche venceu bem em cinco entradas.

Limitando o ataque adversário em apenas três corridas, o Nguelche começou o jogo com cinco corridas na primeira entrada. Após duas entradas sem mexer no placar, o time ampliou a diferença na quarta entrada e fechou com mais cinco corridas na quinta.

O destaque do jogo foi Carlos Yoshioka do Nguelche. O apanhador do time teve grande desempenho no bastão (3-3), com três corridas impulsionadas e duas anotadas.

Na principal divisão do torneio, a Série AAA, o primeiro finalista foi decidido no jogo entre Brotherhood e FEA, primeiro e quarto colocados da fase de classificação. Em um jogo muito equilibrado, a FEA saiu vitoriosa em sete entradas.

Com poucas corridas anotadas, prevaleceram os arremessadores e as defesas. FEA anotou a primeira corrida logo no início, posteriormente sofrendo a virada na segunda entrada. Na terceira entrada voltou a liderar o placar com mais duas corridas, fechando o marcador com mais uma na sexta entrada.

O destaque da partida foi Fabio Tatsuno da FEA. O apanhador do time esteve perfeito no bastão (3-3), com um home run, uma corrida anotada e quatro impulsionadas. Angel Cobas, arremessador do time, permaneceu pelas sete entradas, dando segurança a defesa com apenas seis rebatidas cedidas e sete strikeouts.

A última vaga das finais foi decidida no jogo mais emocionante do dia. Tomateros e Poli fizeram o jogo mais equilibrado e longo das semifinais, decidido apenas nas penalidades. Melhor para o Tomateros que venceu por walk-off e se garantiu na final da Série AAA.

Á frente no placar por mais da metade da partida, a Poli precisou empatar o jogo na sexta entrada, após ceder a virada na quinta entrada. A tensa sétima entrada passou em branco, sem novas corridas. Nas penalidades a Poli saiu na frente com três corridas, complicando a vida do adversário. Sem nenhum eliminado na entrada extra, o Tomateros anotou as corridas de empate e tinha as bases lotadas. Com um erro no arremesso e o consequente roubo de home plate, o time de Suzano decretou a vitória.

Destaque do jogo ficou por conta de Rogerio Tanikawa do Tomateros. O jogador de campo externo teve ótimo aproveitamento no bastão (3-5), com duas corridas anotadas, duas impulsionadas, com direito a um inside the park home run.

Disputa de 3º e 4º

Prevista inicialmente para acontecer no sábado (28), os times decidiram fazer a disputa na sequência das semifinais, evitando uma nova ida para a disputa de apenas um jogo.

Placares dos jogos:

Série A

Série AA

Série AAA

Finais

Os jogos finais serão disputados no Mie Nishi, na capital paulista, no próximo domingo (29). A final da Série A tem início previsto para às 9:00 hs. Na sequência, às 11:30 hs, acontece a final da Série AA. Por fim, previsto para às 14:30 hs, terá início a final da Série AAA.

Os três jogos das finais terão transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa do Beisebol.