Agora, no dia 2 de fevereiro, vai começar a Série del Caribe 2018, um dos principais torneios de beisebol na América Latina. Esta edição será disputada no Estádio Panamericano, na cidade de Guadalajara, México, sede da equipe Charros de Jalisco. Originalmente esta edição do torneio seria disputada na cidade de Barquisimeto, Venezuela, mas houve a troca de sede devido à crise política venezuelana, sendo assim o segundo ano consecutivo do torneio em solos mexicanos (com previsão para a disputa da edição de 2019 na cidade de Barquisimeto).

A Serie do Caribe é um torneio organizado pela Confederación de Béisbol Profesional del Caribe (CBPC) e teve dois períodos de disputa. A primeira fase da Série do Caribe foi disputada entre 1949 e 1960, inspirada na então existente Serie Interamericana (que reunia equipes da Venezuela, México, Panamá, Nicarágua e ligas menores dos Estados Unidos), reunindo equipes de Cuba, Porto Rico, Panamá e Venezuela. Com a extinção de equipes profissionais de beisebol em Cuba depois do triunfo da Revolução Cubana, a Série do Caribe ficou suspensa durante entre os anos de 1961 e 1969. Nesta primeira fase do torneio houveram sete equipes campeãs provenientes de Cuba, quatro de Porto Rico e uma do Panamá.

Em 1970 voltou-se a disputar a Série do Caribe com uma nova configuração de equipes, sem a participação de equipes de Cuba e Panamá, e com a adição de República Dominicana às equipes venezuelanas e portorriquenhas. No ano seguinte, houve também a anexação do México na disputa da Série do Caribe. Essa configuração permaneceu até 2014, quando equipes cubanas voltaram a disputar o torneio na condição de confederação convidada, já que permanece excluída de participar como membro integrante da confederação caribenha de beisebol. Nesta segunda fase as equipes dominicanas são as dominantes, com 19 vencedores contra 11 de Porto Rico, nove do México e sete da Venezuela (além de uma cubana, país que só disputou quatro edições nesta nova etapa).

Há algum tempo se cogita a participação dos campeões nacionais da Colômbia e de Nicarágua, mas até o momento não foi definido um prazo para que este plano se execute. O principal entrave, nestes casos, é que a liga nacional de ambos os países tem uma qualidade significativamente inferior aos cinco que atualmente disputam a Serie do Caribe, e se exige que as duas ligas tenham um período de maior estabilidade e crescimento antes de se integrarem à confederação caribenha.

As equipes que disputam a Série do Caribe são as vencedoras dos principais torneios nacionais de cada um dos países participantes. No caso do México, onde há várias ligas fragmentadas e não há de fato uma liga de maior hierarquia, disputa a Série do Caribe o vencedor da Liga Mexicana del Pacífico, principal liga de inverno do país (dentre as várias ligas regionais, a Liga Méxicana de Béisbol é o principal torneio na temporada de verão, e a Liga Méxicana do Pacífico na temporada de inverno, quando vários jogadores da MLB tem a oportunidade de se juntar à disputa). O atual campeão é a equipe de Criollos de Caguas, de Porto Rico. O maior campeão do torneio são os Tigres de Licey, da República Dominicana, com 10 campeonatos da Serie do Caribe, equipe quem mais disputou o torneio, com 18 participações.

Elenco dos Caguas, campeões do ano passado (Bloximages)

Para a disputa da Série do Caribe as esquipes podem se reforçar com os melhores jogadores de outras equipes do mesmo país, o que acaba por desconfigurar uma “verdadeira disputa entre clubes” e faz com que o torneio vire mais uma disputa entre “semi-seleções nacionais”. Por outro lado, isso acaba aumentando a qualidade do torneio, fazendo com que os principais talentos destes países (que em si, são os maiores celeiros de talentos da América Latina) disputem o torneio. Assim muitos acabam assistindo a Série do Caribe para acompanhar jogadores que futuramente irão integrar a MLB.

No formato atual, a Série do Caribe será disputada em uma rodada preliminar com as cinco equipes participantes que se enfrentam uma vez cada entre si, entre os dias 2 e 6 de fevereiro. A equipe com pior classificação será eliminada nesta fase, com as quatro classificadas disputando a fase semi-final no dia 7 e a final no dia 08 de fevereiro, ambas em jogos únicos.

About The Author

Torcedor do Philadelphia Phillies, mostra que a paixão pelo beisebol não é uma escolha racional. Cada dia mais viciado pelo esporte, passa metade do dia assistindo aos jogos, lendo textos sobre beisebol ou discutindo as trades no fantasy.

Related Posts