Tohoku Rakuten Golden Eagles

Títulos Nacionais: 1
Temporada 2016: 62 vitórias, 78 derrotas e 3 empates (Temporada Regular – Eliminado)

Time mais novo da NPB e com menos título, os Eagles, da cidade de Sendai, procuram melhorar o desempenho do time e voltar a levar um título nacional (2013).

Criado em 2005, os Eagles vieram para suprir a necessidade de um time da liga. A fusão dos Buffaloes com o Orix deixaria a liga com 11 times e com um grande problema, pois outros dois times precisariam se fundir para a liga ter 10 times. Mas uma greve dos atletas forçou a organização da liga a procurar e aprovar um novo investidor para um novo time. A empresa Rakuten foi aprovada.

Vindos de três temporadas bem ruins, sendo a pior do pacífico em duas delas, os Eagles se reforçaram para ter o mesmo sucesso de 2013, quando lideraram o pacífico e chegaram ao título. A tarefa, no entanto, é difícil. Com Fighters e Hawks mais que favoritos, o terceiro lugar é o que fica em disputa.

O time

No ataque o desempenho é razoável e no montinho é bem ruim. Sem um grande ponto positivo no time, já que nenhum dos setores teve um grande desempenho, o destaque do time fica pelo reforço vindo dos Lions.

Takayuki Kishi vem para ajudar a fraca rotação dos Eagles. O experiente arremessador vem de uma boa temporada, uma das melhores da carreira. Seu ERA de 2.49 seria o melhor do time de Sendai caso lá estivesse em 2016.

Kishi viveu seu melhor momento em 2008, quando liderou sua ex-equipe ao título da Japan Series. Naquela série contra os Giants, o arremessador fez um jogo completo e entrou em outros dois com poucos dias de descanso, sendo decisivo para o título.

Takayuki Kishi sendo apresentado (rakuteneagles.jp)

Porém, Kishi não terá muita ajuda da atual rotação. Segunda pior rotação da liga em rebatidas cedidas e corridas cedidas, o time tem um grande problema no montinho e apenas um jogador que se salve.

O ace Takahiro Norimoto, com seu ERA de 2.91 (quarto melhor do pacífico), teve bons números em 2016, dentre eles 216 strikeouts (melhor do pacífico) e 11 vitórias (sexto melhor do pacífico). O fechador do time, Yuki Matsui, também teve bons números. Foram 30 saves em 58 jogos (terceiro melhor do pacífico).

Se o desempenho no montinho não anima, no bastão a coisa melhora pouco. Ficando no meio da tabela das estatísticas de rebatidas e corridas anotadas, o ataque dos Eagles conta com um bom nome, o norte-americano Zelous Wheller.

Wheller é o rebatedor de potência do time. Seu aproveitamento no bastão de 26,5% nem está entre os melhores do time, mas o norte-americano compensa com seus 27 home runs (terceiro melhor do pacífico) e 88 corridas impulsionadas (sexto melhor do pacífico). Além dele, apenas Eigoro Mogi e Ginji Akaminai tiveram bom aproveitamento no bastão, combinando os dois para 234 rebatidas e 95 corridas anotadas.

Kobo Park Miyagi casa do time